segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Aterro Sanitário


Os principais problemas característicos do depósito indiscriminado do lixo, a céu aberto, como mau cheiro, presença de animais e aves, como o urubu, de ratos e insetos e a contaminação das águas subterrâneas, não estão presentes em um Aterro Sanitário, uma vez que o seu projeto prevê a impermeabilização do solo com uma manta de polietileno de alta densidade, o que impede que o líquido originado da decomposição do lixo atinja o lençol freático; o recobrimento diário do lixo com uma camada de areia para evitar que animais, aves e vetores utilizem esse lixo como alimento e o tratamento do biogás exalado, que provoca o mau cheiro, fazendo com que o lixo doméstico seja depositado de forma a não agredir o meio ambiente.

O Aterro Sanitário é uma obra de engenharia, que atende a todas as normas ambientais, por este motivo considerada uma das formas mais adequadas para dar destinação final aos resíduos sólidos urbanos ou lixo domiciliar.

3 comentários:

  1. Realmente é importante que se preocupem com o destino do lixo, mas que façam com conciência.

    ResponderExcluir
  2. Essa ideia de aterro sanitário deveria ser mais discutida pelas autoridades. Parece ser um grande passo para a solução de um grande problema que é o destino do lixo produzido por nós.
    Deve ter a concientização de todos, já q esse eh um problema de todos.

    ResponderExcluir
  3. O aterro é muito importante para a saúde, pois promove a diminuição de poluentes, o que é muito bom para a sociedade, só precisa de apoio.

    ResponderExcluir